A Google está a testar uma nova funcionalidade do seu serviço de cloud gaming Stadia, em que os utilizadores podem experimentar alguns títulos durante 30 minutos, para ajudar na decisão da sua compra. Para tal basta ter uma conta ativa da Google e começar a jogar os títulos compatíveis durante meia hora. Esta é mais uma novidade que a Google introduziu no serviço para tentar angariar mais utilizadores.

A novidade foi descoberta pelo canal de YouTube Gem, mostrando que o teste de 30 minutos foi aplicado ao jogo Hello Engineer. O título em questão tinha a opção normal de compra, assim como a possibilidade de resgate gratuito para membros do serviço Pro, mas mais abaixo, na sua ficha, estava o botão que possibilita o teste gratuito durante meia hora.

tek stadia
tek stadia

A Google disse ao The Verge que este teste vai ser feito ao longo dos próximos meses, mas para uma seleção de jogos a serem introduzidos nas próximas semanas. A empresa diz que nem todos os jogos terão uma duração de meia-hora e nem todos os utilizadores têm acesso às mesmas ofertas. O sistema pode aparecer em certos títulos para um utilizador, mas em outras propostas para um segundo jogador.

Vai poder experimentar os jogos da PlayStation 5 por algumas horas antes de decidir a sua compra
Vai poder experimentar os jogos da PlayStation 5 por algumas horas antes de decidir a sua compra
Ver artigo

A funcionalidade de testes poderá ser uma norma no futuro no mercado dos videojogos. Também a Sony recentemente revelou uma iniciativa semelhante, ainda que mais “generosa” para alguns dos seus títulos. No Reino Unido, os utilizadores podem testar a partir da PSN os jogos Death Stranding Director's Cut e Sackboy: A Big Adventure, o primeiro durante seis horas e o segundo por cinco. A vantagem é que se os jogadores decidirem comprar, findo o trial, vão poder manter o progresso e Troféus conquistados.

Este tipo de tecnologia não requer esforço dos estúdios e programadores para criar a demonstração, mas sim uma funcionalidade das plataformas digitais, o que poderá dar uma ajuda aos utilizadores para decidirem as suas compras, com base na sua própria experiência com o jogo.

Outro aspeto que esta tecnologia pode ser útil para os utilizadores é a possibilidade de avaliar a performance dos jogos nos seus equipamentos, ou melhor, a ligação de internet necessária para manter a jogabilidade fluída e em alta resolução.