Londres pode vir a ter drones a policiarem as ruas da cidade e numa função muito específica. A Metropolitan Police está a considerar usar os dispositivos voadores não tripulados para perseguir suspeitos de assaltos que circulem em veículos motorizados, particularmente motas.

A ideia surge numa altura em que o número de assaltos tem aumentado, nomeadamente de telemóveis, com a polícia a dar conta de mais de 3.000 roubos só nos últimos 12 meses, a maior parte em duas rodas, reporta o The Evening Standard.  

O uso de drones coloca-se como uma alternativa mais segura para os agentes que saem no encalço dos suspeitos, em perseguições de alta velocidade, depois de algumas situações que colocaram em risco perseguidos e perseguidores – nomeadamente uma que levou à morte de um jovem de 18 anos.

"A possibilidade de recorrermos a veículos voadores não tripulados para perseguir suspeitos que usam veículos de duas e quatro rodas para cometerem crimes estão a ser discutidas a nível nacional”, confirmou a Metropolitan Police, citada pela publicação.

Segundo os peritos ouvidos, a medida também pode contribuir para a polícia poupar algum investimento, se os drones forem usados em substituição dos helicópteros. Além de ser mais barato, o drone também tem maior poder de alcance, considerando que pode chegar a sítios onde os outros veículos poderão ter mais dificuldade.  

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.