O Magalhães já tem um clone em Taiwan. O netbook KuroKids Doraemon é também baseado no ClassmatePC da Intel mas tem capas personalizadas a condizer com o espírito infantil, onde não faltam as personagens dos desenhos animados Doraemon.

[caption]Nome da imagem[/caption]

O portátil foi lançado há poucos dias e o TeK está a tentar apurar se a empresa já conhece o português Magalhães e se inspirou no design da JP Sá Couto, por sua vez baseado no Classmate PC da Intel.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Em venda livre e não integrado em nenhuma iniciativa governamental, o KuroKids tem um processador Intel Atom de 1.6 MHz, e um disco de 30 GB, ganhando ao Magalhães apenas no processador. O ecrã é também de 8,9 polegadas com uma resolução de 1.024 x 600 pixels.

O sistema operativo é o Windows XP e não está contemplado o dual-boot com Linux como acontece com o português Magalhães. Está também incluído software educativo e sistema de protecção parental.

[caption]Nome da imagem[/caption]

O preço de referência do KuroKids é de 488 dólares, bastante acima do valor a que o Magalhães é distribuido nas escolas portuguesas e até do preço de venda nas lojas.

O TeK contactou a empresa de Taiwan para tentar obter mais informação sobre este produto mas não obteve resposta até à hora de publicação do artigo.

Fátima Caçador

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.