A Dynabook apresentou o seu novo portátil Portégé X40-K para o catálogo de equipamentos empresariais premium da fabricante. A marca diz que o equipamento foi concebido para responder às necessidades da gama empresarial, seja a nível de design como de desempenho. O objetivo foi criar um computador portátil que fosse simultaneamente elegante, mas com um desempenho superior, para qualquer tipo de atividade. E sendo um computador empresarial, as funcionalidades de mobilidade também foram prioritárias.

O portátil é alimentado por processadores Intel Core de 12ª geração, suportado pela plataforma gráfica Intel Iris Xe. Apresenta configurações de memória RAM até 32 GB DDR4 a 3200 MHz e um SSD de nova geração até 1 TB. O Portégé X40-K tem duas entradas Thunderbolt 4, uma entrada HDMI 2.0, portas USB-A 3.2 adicionais, rede LAN e um leitor de cartões MicroSD. A fabricante optou por libertar as entradas Thunderbolt 4 do carregador, oferecendo um sistema de alimentação AC separado. Ainda no que diz respeito a conetividade, o modelo suporta Wi-fi 6E e Bluetooth 5.2.

Veja na galeria imagens do portátil

Para quem utiliza o portátil para constantes reuniões online em trabalho remoto, o equipamento utiliza funcionalidades de áudio melhoradas através de inteligência artificial para mais qualidade na comunicação. Este sistema IA Realtek reduz o ruído de fundo, mantendo o respetivo utilizador perfeitamente audível. A webcam, além do reconhecimento facial para desbloquear o sistema, pretende assistir na correção de luz e enquadramento do utilizador. O sistema permite ocultar o fundo, garantindo mais privacidade do utilizador. A marca diz que as funcionalidades de segurança são mantidas ao nível da própria câmara, por isso não tem de se preocupar com as aplicações de videoconferência menos conhecidas.

O Portégé X40-K tem um chassis em alumínio, com acabamento em azul escuro metalizado. A marca colocou o seu logotipo em prateado com relevo para adicionar um toque de luxo e acabamento premium, com um corte diamantado na tampa e painel tátil. O portátil pesa 1,46 kg e tem 17,9 mm de espessura, sendo direcionado para utilizadores que carregam o portátil todo o dia.

O equipamento promete ter um ecrã antirreflexo, com uma abertura de 180º, para partilhar projetos com colegas. E conta com proteção de sujidade no teclado, sendo resistente a derrames. E para manter o portátil fresco, tem duas ventoinhas silenciosas. Além da certificação militar MIL STD 810H, tornando-o mais resistente a choques. O portátil tem uma garantia especial da marca para o caso de se partir ou avariar dentro de um ano, os clientes recebem a respetiva reparação gratuita e o seu reembolso total.

O portátil Portégé X40-K chega ao mercado em maio, com preços ainda por revelar.