Portugal é candidato à posição de país organizador da 8ª edição do Campeonato Mundial de Futebol Robótico, RoboCup 2004. A candidatura será apresentada amanhã no Instituto de Sistemas e Robótica, onde se espera que esteja presente o ministro da Ciência e Tecnologia, Mariano Gago, cujo ministério patrocina a candidatura, e os cientistas que coordenam a proposta portuguesa. O resultado apenas será conhecido em Junho deste ano quando a RoboCup Federation anunciar a sua decisão.
A iniciativa para a realização em território nacional do RoboCup 2004 partiu de um grupo de docentes do Instituto Superior Técnico e de investigadores do Instituto de Sistemas e Robótica, contando ainda com a ajuda de 13 investigadores portugueses.
Caso a apresentação nacional seja escolhida, o evento decorrerá de 27 de Junho a 3 de Julho de 2004 no Pavilhão 4 da FIL no Parques das Nações em Lisboa e em Guimarães onde terá lugar o evento dedicado aos estudantes pré-universitários, RoboCup Junior, no Pavilhão Multiusos, de 27 a 29 de Junho.
De acordo com o ministério da Ciência e Tecnologia esta é uma oportunidade para os investigadores portugueses mostrarem o seu valor, pelo que vão ser disponibilizadas linhas de financiamento para os projectos escolhidos que se proposerem a um concurso a abrir pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Os alunos pré-universitários que desejarem participar no RoboCupJunior poderão também concorrer a apoios da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica Ciência Viva.
A organização portuguesa pretende trazer para Portugal um evento que teve início no Japão em 1997 e que já passou desde então por Paris, Estocolmo, Melbourne e Seattle. A sexta edição realiza-se este ano em Fukuoka, no Japão novamente, de 19 a 25 de Junho.
Este encontro científico é promovido pela RoboCup Federation, instituição privada com sede na Suiça, e visa promover a investigação em Inteligência Artificial e Robótica para que em 2050 exista uma equipa de robots humanóides capaz de derrotar o campeão mundial de futebol humano.
Durante o evento o público vai poder assistir a ligas de futebol robótico, a RoboCup Rescue – uma competição de robots de salvamento que procuram sobreviventes numa casa destruída –, competições com robots jogadores de futebol, de salvamento e de dança para jovens pré-universitários.
Portugal tem vindo a participar no RoboCup desde 1998, através de equipas do Instituto Superior Técnico Universidade Técnica de Lisboa (IST), Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM), Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e Universidade de Aveiro (UA).
Entre os feitos das equipas portuguesas encontra-se o título de campeões mundiais e europeus na liga de simulação em 2000 (equipa conjunta FEUP/UA), campeões do German Open 2001 na liga dos robots pequenos com rodas (FEUP), e os terceiros lugares nas ligas de simulação em Seattle 2001 (FEUP/UA) e dos robots médios com rodas no EuRoboCup 2000 (IST) e no German Open 2001 (FEUP). O IST recebeu em 2000 o Scientific Challenge Award por ter sido considerado o melhor projecto apresentado neste evento.
Notícias Relacionadas:
2001-08-09 - Futebol no RoboCup 2001 mostra capacidades de inteligência artificial
2001-06-15 - Equipas portuguesas vencem RoboCup German Open
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mais de 50 imagens incríveis da Terra e do Espaço que marcaram 2024 -
App do dia
Aplicação Ruler AR: uma ferramenta útil para medições de interiores -
Site do dia
Já foi a um PubhD? Conte com conversas das ciências às artes acompanhadas de "um copo" -
How to TEK
Saiba como partilhar a sua localização num iPhone
Comentários