Portugal é candidato à posição de país organizador da 8ª edição do Campeonato Mundial de Futebol Robótico, RoboCup 2004. A candidatura será apresentada amanhã no Instituto de Sistemas e Robótica, onde se espera que esteja presente o ministro da Ciência e Tecnologia, Mariano Gago, cujo ministério patrocina a candidatura, e os cientistas que coordenam a proposta portuguesa. O resultado apenas será conhecido em Junho deste ano quando a RoboCup Federation anunciar a sua decisão.


A iniciativa para a realização em território nacional do RoboCup 2004 partiu de um grupo de docentes do Instituto Superior Técnico e de investigadores do Instituto de Sistemas e Robótica, contando ainda com a ajuda de 13 investigadores portugueses.


Caso a apresentação nacional seja escolhida, o evento decorrerá de 27 de Junho a 3 de Julho de 2004 no Pavilhão 4 da FIL no Parques das Nações em Lisboa e em Guimarães onde terá lugar o evento dedicado aos estudantes pré-universitários, RoboCup Junior, no Pavilhão Multiusos, de 27 a 29 de Junho.


De acordo com o ministério da Ciência e Tecnologia esta é uma oportunidade para os investigadores portugueses mostrarem o seu valor, pelo que vão ser disponibilizadas linhas de financiamento para os projectos escolhidos que se proposerem a um concurso a abrir pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Os alunos pré-universitários que desejarem participar no RoboCupJunior poderão também concorrer a apoios da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica­ Ciência Viva.


A organização portuguesa pretende trazer para Portugal um evento que teve início no Japão em 1997 e que já passou desde então por Paris, Estocolmo, Melbourne e Seattle. A sexta edição realiza-se este ano em Fukuoka, no Japão novamente, de 19 a 25 de Junho.


Este encontro científico é promovido pela RoboCup Federation, instituição privada com sede na Suiça, e visa promover a investigação em Inteligência Artificial e Robótica para que em 2050 exista uma equipa de robots humanóides capaz de derrotar o campeão mundial de futebol humano.


Durante o evento o público vai poder assistir a ligas de futebol robótico, a RoboCup Rescue – uma competição de robots de salvamento que procuram sobreviventes numa casa destruída –, competições com robots jogadores de futebol, de salvamento e de dança para jovens pré-universitários.


Portugal tem vindo a participar no RoboCup desde 1998, através de equipas do Instituto Superior Técnico ­ Universidade Técnica de Lisboa (IST), Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM), Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e Universidade de Aveiro (UA).


Entre os feitos das equipas portuguesas encontra-se o título de campeões mundiais e europeus na liga de simulação em 2000 (equipa conjunta FEUP/UA), campeões do German Open 2001 na liga dos robots pequenos com rodas (FEUP), e os terceiros lugares nas ligas de simulação em Seattle 2001 (FEUP/UA) e dos robots médios com rodas no EuRoboCup 2000 (IST) e no German Open 2001 (FEUP). O IST recebeu em 2000 o Scientific Challenge Award por ter sido considerado o melhor projecto apresentado neste evento.


Notícias Relacionadas:
2001-08-09 - Futebol no RoboCup 2001 mostra capacidades de inteligência artificial
2001-06-15 - Equipas portuguesas vencem RoboCup German Open