O valor coloca Portugal no grupo de países europeus que maior relevância dá às TIC nas escolas, a par do Reino Unido, Espanha e Itália, no Estudo sobre educação tecnológica na Europa, realizado pela GfK para a BQ.
Para a maioria dos pais portugueses (87%), o sucesso da economia de um país depende do uso adequado da tecnologia pelas crianças, o qual deve ser incentivado nas escolas desde cedo.
Do total dos pais inquiridos nos oitos países participantes, 85% são da opinião que a escola deveria consciencializar as crianças para uma boa utilização da tecnologia e 70% acredita que o seu uso traz bastantes benefícios.
Os progenitores italianos (84%) e espanhóis (83%) são os que mais defendem que os filhos menores se encontram bem preparados tecnologicamente para a sociedade do futuro e os ingleses os mais críticos (67%). Os valores em Portugal estão nos 75%.
Os pais do sul da Europa são os que estão mais convictos que o sucesso da economia de um país depende da capacidade dos seus jovens em criar ou desenvolver tecnologia (88% em Espanha, 85% em Portugal e Itália).
Em Espanha (95%), Reino Unido (87%) e Portugal (87%) assume-se claramente que a escola deveria sensibilizar as crianças para o uso adequado da tecnologia desde muito cedo.
Já no que se refere aos quadros de professores, a maioria não considera que estejam bem preparados para utilizar as novas tecnologias nas aulas e no aconselhamento dos alunos.
Da totalidade de pais portugueses entrevistados, 89% afirma que as empresas deveriam estar mais envolvidas na implementação da tecnologia nas aulas.
Em destaque
-
Multimédia
SMART Play: LEGO quer dar mais vida às construções com blocos “inteligentes” -
App do dia
Bloop: a plataforma portuguesa que junta compras e redes sociais num só lugar -
Site do dia
Tenha acesso a todos os assistentes de IA num só local com o ChatLLM Teams -
How to TEK
Como tirar partido do Wi-Fi 7 no Windows 11 para acelerar a ligação à Internet?
Comentários