O Centro Nacional de Cibersegurança destaca o esforço desenvolvido em Portugal na área de cibersegurança, à luz do novo relatório Global Cybersecurity Index 2024. “Só foi possível com um forte empenho e trabalho colaborativo interinstitucional, que permite fazer face à evolução do quadro de ameaças e a necessidade de constante adaptação”, lê-se no comunicado.

É explicado que o relatório GCI 2024 analisa medidas e políticas públicas agrupadas em cinco pilares: o jurídico, técnico, organizacional, desenvolvimento de capacidades e cooperação. Foi feita uma análise ao desempenho a 194 países, dando origem a cinco níveis de maturidade. No caso de Portugal, o país é um dos 20 países europeus a integrar o chamado Tier 1 – Role Modelling, considerado o nível máximo no desenvolvimento da cibersegurança.

Portugal subiu de pontuação, considerando o relatório publicado em 2021, onde obteve 97,32 pontos. No mais recente, a pontuação foi de 99,86 pontos em 100 possíveis.

O relatório foi desenvolvido pela União Internacional das Telecomunicações, uma agência da ONU especializada em TIC. O objetivo é identificar os esforços e o compromisso dos países contra as ameaças de cibersegurança. O estudo teve a contribuição de 140 peritos de governos, universidades, sector privado e sociedade civil.