Portugal vai organizar a 8ª edição do RoboCup, o Campeonato Mundial de Robótica, a realizar-se entre 27 de Junho e 3 de Julho de 2004, no Parque das Nações, segundo informação publicada no site oficial da candidatura e também anunciada pela Agência Lusa que cita Luís Custódio, docente do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR). A candidatura portuguesa foi apreciada nos últimos meses e a decisão favorável foi tomada este fim-de-semana durante o RoboCup 2002, que termina esta terça-feira, em Fukuoka (Japão).



Apresentada no passado mês de Janeiro, a candidatura de Portugal surgiu da iniciativa de um grupo de professores do Instituto Superior Técnico (IST) e investigadores do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) e tem como principal objectivo dinamizar a investigação científica nacional nas áreas da robótica e da Inteligência Artificial (IA). Esta candidatura foi apoiada pelo Ministério da Ciência e da Tecnologia, extinto pelo actual governo.



Além de uma conferência científica, o RoboCup inclui uma liga de futebol robótico, subdividida em cinco escalões, consoante o tipo de máquinas envolvidas: robôs de tamanho médio, robôs de tamanho pequeno, cães robóticos, robôs humanóides e uma liga de simulação.



Há dois anos atrás, Portugal conseguiu o primeiro lugar da competição na modalidade de simulação e na edição de 2001 do RoboCup, em Seattle, Estados Unidos arrecadou o terceiro lugar na mesma categoria.



O campeonato inclui ainda uma liga júnior, que pretende motivar jovens do ensino básico e secundário a interessar-se por áreas como a robótica e a Inteligência Artificial. Este RoboCup Júnior realizar-se-á em Guimarães, no novo Pavilhão Multiusos da cidade, paralelamente ao evento marcado para o Parque das Nações.



Este certame mundial de robótica realiza-se desde 1997 e tem como objectivo a construção de uma equipa de robôs humanóides que possa em 2050 derrotar os campeões mundiais da modalidade.



Notícias Relacionadas:

2002-04-24 - Festival Nacional de Robótica tem início hoje em Aveiro

2002-04-04 - Universidade de Aveiro promove Festival Nacional de Robótica

2002-01-30 - Portugal apresenta candidatura para a realização do RoboCup 2004