Portugal foi eleito para membro da Comissão sobre Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CSTD), um órgão subsidiário do Conselho Económico e Social (ECOSOC) para aconselhamento desta entidade e da Assembleia Geral da ONU sobre políticas de Ciência e Tecnologia (C&T).

A entrada de Portugal para a CSTD materializa-se na eleição de Luis Magalhães, presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, que decorreu na reunião do ECOSOC, realizada a 19 de Maio de 2009.

Portugal passa assim a integrar o grupo de 10 países ocidentais daquela comissão, criada em 1992, do qual já faziam parte a Alemanha, Áustria, Bélgica, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Israel, Suíça e Turquia.

No total, a CSTD integra 43 países com mandatos de quatro anos, incluindo, além dos 10 países ocidentais, 11 países de África, nove da Ásia, oito da América do Sul e Caraíbas e cinco da Europa de Leste.

Os representantes dos Estados-membros desta comissão são nomeados pela ONU com base nas qualificações e no conhecimento científico ou profissional necessários para o mandato, refere-se num comunicado enviado à imprensa.