O lançamento de novos equipamentos é muitas vezes acompanhado de limitações geográficas. Mas nada como uma empresa de retalho online para quebrar essas barreiras. A partir de hoje os utilizadores portugueses já podem comprar o Google Chromecast, periférico que permite fazer streaming de conteúdos do telemóvel ou tablet para o televisor.

O Chromecast tem um preço de 35 dólares, mas com a expedição internacional o valor vai ascender para próximo dos 60 dólares, cerca de 40 euros. O TeK atestou parte do processo de compra e nunca foi barrado pela Amazon por a morada ser portuguesa.

Utilizadores de Espanha, Áustria, Reino Unido, Alemanha e Hong Kong alegam já terem conseguido efetuar a encomenda, segundo relatos do Engadget e do The Next Web. Para o mercado português a data de entrega do equipamento varia entre nove a 16 dias úteis.

[caption]Chromecast[/caption]

Mas antes de encomendar o Chromecast deve ter em atenção alguns pontos. A aplicação de configuração do equipamento não está disponível em Portugal, pelo que terá que recorrer a uma instalação paralela do software - confiando em fontes que não são a Google - ou terá que recorrer a uma Virtual Private Network.

Outra aspeto negativo está relacionado com a limitação de serviços como o Hulu ou a Pandora que não estão disponíveis no mercado português. Recentemente a tecnológica de Mountain View também cortou o suporte do dispositivo ao software desenvolvido por programadores independentes e que estendiam as potencialidades do Chromecast.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico