O Automóvel Club de Portugal realizou um inquérito a mais de 1.500 portugueses sobre o estado da mobilidade elétrica em Portugal. Nos resultados, apenas 2,22% dos entrevistados tinham um automóvel elétrico (24), sendo a maioria, 97,8% dos inqueridos donos de veículos de combustão (1.046). A média é haver dois automóveis por agregado familiar, mas os que utilizam combustíveis mais amigos do ambiente ainda têm pouco impacto no parque automóvel português: os veículos a gasolina e diesel ainda preenchem 66% da circulação.

Os inqueridos referem que apesar de conduzir regularmente o seu automóvel (78%), estes não têm dúvidas de que gostariam de trocá-lo por outro mais amigo do ambiente. No entanto, o preço elevado de um veículo elétrico, assim como a autonomia (ou a ausência dela), continuam a ser os principais motivos que impedem os portugueses de os adquirir. “A realidade nos parques automóveis onde os combustíveis verdes ainda têm pouco impacto, também reforça esta realidade”, refere o ACP.

Veja na galeria mais dados do estudo:

Por outro lado, os inqueridos que responderam que já têm veículos elétricos, 43% diz que tem dificuldades em encontrar lugares para carregar o automóvel. E dois em cada cinco destes condutores têm dificuldades em carrega-los em casa. Ainda assim, grande parte dos inquiridos reconhecem as vantagens económicas de utilizar um veículo elétrico nas suas deslocações. 52% dos entrevistados dizem que se sentiriam confortáveis com veículos que garantissem uma autonomia superior a 401 quilómetros.

No que diz respeito à possibilidade de compra de um automóvel elétrico, a maioria manteria uma fabricante tradicional, mas 24% afirma que optaria por uma nova marca. E o preço máximo que estariam dispostos a pagar por um veículo elétrico é de 30 mil euros, para 55% dos inqueridos, embora 63% tenha consciência que se pode adquirir um automóvel até 40 mil euros.

Em termos de conclusão, 42% dos entrevistados consideram improvável que o seu próximo veículo seja elétrico (por serem caros, pouco autónomos e com poucos locais para recarregar); mas a maioria, 55%, espera adquirir um automóvel movido a energia verde, por serem menos poluentes, mais económicos e pela satisfação com o que oferecem.

O estudo foi partilhado em conjunto com uma nova aplicação para smartphones, o ACP Electric, que pode ser sincronizada com o automóvel próprio dos utilizadores e capaz de recolher a informação de forma personalizada. A localização, criação de simulações, comparação de preços de postos de carregamento, a disponibilidade dos mesmos e o tipo de carregadores são informações que os utilizadores podem aceder.