A Fundação One Laptop Per Child (OLPC), fundada por Nicholas Negroponte e que tem por objectivo providenciar um computador de baixo custo a crianças de países do terceiro mundo, começou a vender os portáteis XO em lotes de 10.000 ou mais, por um preço de 200 dólares.

A oferta está limitada a doadores privados, podendo estes escolher o local onde os computadores serão entregues. Esta fase de vendas visa financiar o lançamento efectivo do portátil e criar alguma massa critica no projecto. Contactada pela Reuters, a Fundação recusou qualquer comentário sobre o aumento do preço.

O projecto OLPC foi iniciado com um custo alvo de 100 dólares, tendo sofrido sucessivos incrementos à medida que entrava em diferentes etapas de desenvolvimento. Um representante da fundação tinha recentemente anunciado um aumento do preço, dos 150 dólares anunciados em Fevereiro, para 188 dólares.

A fundação OLPC anunciou também, durante o dia de hoje, ter concretizado a venda de 100.000 unidades do portátil XO ao Laboratório Tecnológico do Uruguai, tornando-se este pais sul-americano o primeiro cliente oficial da OLPC. Às 100.000 unidades adquiridas poder-se-ão seguir mais 300.000, até 2009. Esta notícia é particularmente significativa, na medida em que um dos concorrentes do XO no negocio uruguaio era o rival da Intel, o Classmate PC.

Numa entrevista à ZDNet, Nicholas Negroponte, professor do MIT e fundador do projecto OLPC, admitiu a participação directa da Microsoft no desenvolvimento do modelo XO-1, referindo que um dos contributos da empresa de Redmond foi a inclusão do leitor de cartões SD no portátil. O ênfase da OLPC em criar uma arquitectura aberta tinha obrigatoriamente de incluir também a possibilidade de um utilizador correr uma variante do sistema operativo Windows, disse Negroponte.

O OLPC mantém os seus objectivos iniciais de providenciar às crianças de países subdesenvolvidos uma ferramenta de contacto com as novas tecnologias. Foi concebido para uma utilização em ambientes rurais e com poucos recursos, contando com um novo paradigma de rede informática social, inteiramente assente sobre software livre.

Notícias Relacionadas:

2007-10-24 - Atraso no início da produção do XO ameaça comercialização a tempo do Natal

2007-07-24 - Computadores do projecto OLPC começam a ser distribuídos a partir de Outubro

2007-04-23 - Análise TeK: XO, o computador feito à medida de todas as crianças