Que probabilidade tem a sua equipa favorita de vencer o jogo? A equipa que tem a bola pode marcar golo nos próximos 10 segundos? Os adversários sofreram golo. Vão alterar a tática de jogos? Quem segue os jogos da Premier League, a partir da próxima temporada vai encontrar resposta a estas e outras questões ao vivo e enquanto segue um jogo, graças a uma parceria entre a organização da competição e a Oracle.
A tecnológica norte-americana vai disponibilizar a sua infraestrutura cloud à Premier League e com ela um conjunto de serviços e tecnologias, como a inteligência artificial, que será aqui usada para gerar um conjunto de informação relevante para quem acompanha os jogos, entre estatísticas e análises. Esta informação refere-se a diferentes aspetos do jogo, mas todos vão tirar partido de um mesmo aspeto: a enorme capacidade de fazer cálculos e estudar probabilidades dos sistemas de machine learning (um dos ramos da IA).
Por exemplo, quando for apresentada ao telespectador uma estatística com a probabilidade de a sua equipa vencer o jogo, o sistema já analisou o desempenho atual das equipas e 100 mil cenários possíveis para o resto do jogo, recorrendo a um gigantesco arquivo com informação de quatro anos anteriores de jogos e cruzando esses dados com outros. Incluem-se neste leque, quem joga fora e em casa, a pontuação atual das equipas, os pénaltis atribuídos, os jogadores que estão em campo, os cartões vermelhos, ou o tempo restante até ao final do jogo.
Outro exemplo. Quando o adepto receber informação sobre a probabilidade de a equipa com posse de bola marcar um golo nos próximos 10 segundos, já o sistema analisou informação de milhares de jogos anteriores, das últimas cinco ações realizadas pela equipa que está na posse da bola nesse momento. Já comparou também tudo isto com os passes, os dribles, ataques e todos os movimentos realizados pelos jogadores no relvado que já tiveram a bola.
As novidades que a Premier League se prepara para estrear resultam de uma parceria com a Oracle, que passa a ser o parceiro de cloud computing da organização e que, neste domínio específico, vai colocar ao serviço dos “clientes” da Premier League um conjunto de tecnologia de gestão e análise de dados e de machine learning, que vão resultar em estatísticas inovadoras em tempo real.
O novo serviço, que fica disponível já no arranque da nova temporada em meados de agosto, chama-se Match Insights – Powered by Oracle Cloud e pode ser recebido durante a transmissão dos jogos, na TV, mas também através das redes sociais da Premier Legue.
A Oracle anunciou outras parcerias importantes no desporto, nomeadamente com a Red Bull Racing. A equipa que lidera o campeonato de Fórmula 1 também passou a usar a Oracle Cloud Infrastructure. As capacidades de análise da plataforma vão neste caso ser usadas para otimizar atividades na pista, disponibilizar mais informação aos fãs e melhorar a competitividade da equipa, frisou a Oracle.
Na vela, a tecnológica renovou acordo com a SailGP e continua a ser a plataforma TI de suporte à importante competição oceânica de catamarans, responsável por entregar dados em tempo real às equipas, fãs e organização.
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