Estimular os programadores a fugirem de tarefas rotineiras e a despertarem o seu potencial para desafios com maior impacto. É este o objetivo da campanha “Free the Code Monkeys” que a tecnológica luso-alemã Critical TechWorks lançou esta segunda-feira, através de um site e de um manifesto, mas vai decorrer através de outras iniciativas que serão conhecidas durante as próximas semanas.

Resultado da união entre a multinacional portuguesa Critical Software e o grupo automóvel alemão BMW, a empresa pretende assim consciencializar os profissionais de desenvolvimento de software para o impacto que podem ter no mundo tecnológico e atrair o melhor talento.

Por isso, quer libertar os “Code Monkeys”, ou seja, os programadores que se assemelham a trabalhadores de uma linha de montagem, não participando na idealização dos projetos e apresentando-se como tarefeiros.

Num comunicado enviado às redações, o CEO da Critical TechWorks, Rui Cordeiro, explica os motivo desta campanha: estimular os recursos humanos portugueses na área tecnológica, mostrando-lhes que podem ser mais do que apenas trabalhadores de uma linha de montagem e de posicionar a empresa como um estabelecimento atrativa para esse talento.

Criada em 2018, a Critical TechWorks foi fundada com o objetivo de desenhar os "automóveis BMW do futuro", melhorar a experiência dos condutores dentro e fora do carro e apoiar o grupo alemão na sua transformação digital. A empresa atraiu 500 colaboradores no seu primeiro ano de atuação e pretende terminar 2019 com 600, mas até dezembro de 2020 o objetivo passa por ter uma equipa com 1.000 pessoas.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.