A Priberam estabeleceu um protocolo de colaboração com a Biblioteca Nacional (BN), na sequência da participação no projecto europeu M-CAST, um sistema de agregação de conteúdos multilingue baseado no motor de pesquisa TRUST que visa a aplicação de tecnologias de pesquisa avançada às bibliotecas digitais.

Numa primeira fase, a empresa será responsável pela importação para base de dados da versão portuguesa da Classificação Decimal Universal (CDU), ficando igualmente encarregue de desenvolver os mecanismos de navegação e pesquisa a utilizar no projecto CDU online.



Futuramente, a Biblioteca Nacional poderá vir a utilizar algumas das tecnologias que estão a ser desenvolvidas no âmbito do projecto M-CAST e em que a CDU será integrada, explica por sua vez a Priberam.



"A criação de um serviço em linha que permite a pesquisa estruturada da CDU representa um importante passo no sentido tornar mais eficaz a utilização desta linguagem de classificação para os profissionais das bibliotecas portuguesas", afirma Paulo Leitão, Director dos Serviços de Inovação e Desenvolvimento da Biblioteca Nacional de Portugal, num comunicado enviado à imprensa.



No âmbito da PORBASE (Base Nacional de Dados Bibliográficos), a BN edita de há alguns anos para cá uma versão resumida da CDU, uma tabela que tem vindo a ser utilizada pelas bibliotecas portuguesas numa edição recente onde há um maior desenvolvimento dos assuntos representados "para ir ao encontro das novas necessidades das bibliotecas", explica-se no mesmo comunicado.



A Priberam é uma das sete empresas europeias que, desde Janeiro de 2005, participam no projecto M-CAST que tem por objectivo desenvolver uma infra-estrutura que permita aos criadores de conteúdos integrar, pesquisar e aceder a recursos de grandes colecções multilingues de texto (e multimédia), como sejam as das bibliotecas digitais, editoras, agências de informação e bases de dados científicas.



A empresa está neste momento a melhorar o módulo de língua para o português desenvolvido no âmbito do projecto TRUST, adaptando-o à arquitectura do novo sistema.



Notícias Relacionadas:

2005-06-17 - FLiP 5 integra auxiliares de tradução e correcção automática mais abrangente

2004-09-01 - FLiP Brasil conhece versão Windows