
A AMD vai antecipar para Junho o lançamento do primeiro processador do seu portfólio com 12 núcleos de processamento. Os novos modelos, conhecidos até agora pelo nome de código Istanbul, vêm actualizar a família de processadores Opteron e serão o primeiro resultado do trabalho da nova Global Foundries, um spin-off da empresa para a produção de chips em parceria.
Os responsáveis da AMD também anunciaram que no próximo ano chegam ao mercado duas novas séries Opteron, 6000 e 4000, desenhadas para suportar as plataformas Maranello e San Marino, respectivamente. Ambas chegarão ao mercado com tecnologia de 45 nanómetros, para no ano seguinte evoluírem para os 32 nanómetros. No caso dos Opteron da série 6000 a AMD sublinha ainda que esta começará por funcionar sobre os chips Magny-Cours de 8 a 12 cores e evoluirá para os Interlagos de 12 a 16 núcleos de processamento.
No caso da série 4000, o roadmap da fabricante indica que na versão de 45 nanómetros a série integrará modelos de 4 a 6 cores, em chips que têm o nome de código Lisboa e 6 a 8 cores depois da evolução para os 32 nanómetros, relata o VnuNet.
2010 será também o ano em que a fabricante lança uma nova versão da Direct Connect Architecture, usada nos chips Opteron. Este upgrade vai trazer algumas novidades, entre elas aumentar o número de máquinas virtuais que é possível correr em cada servidor.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Garmin Connect+ traz novas funcionalidades e aposta na IA para personalizar os treinos -
Site do dia
Transforme as suas apresentações e dê mais vida às ideias com a Napkin -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários