(Atualizada) O primeiro smartphone da LG equipado com um processador de quatro núcleos (quad-core) começa hoje a chegar aos primeiros mercados europeus, confirmou a fabricante, que assim vem cumprir a promessa de estrear o equipamento na Europa em junho - depois da apresentação na CES, em janeiro.

De acordo com a informação é avançada pela marca a meios internacionais, como o Engadget ou o Mashable, o início da comercialização do LG Optimus 4X HD na Europa dá-se com a entrada no mercado alemão, sendo posteriormente estendida a outros mercados.

Depois da Alemanha será a vez dos Países Baixos, da Suécia, Reino Unido e Itália, com "o resto da Europa" a ser remetida para "as próximas semanas ou meses", acrescentam as mesmas fontes. O lançamento em Portugal está previsto para "meados de julho", altura em que ficará disponível no mercado livre, adiantou ao TeK fonte da empresa em território nacional.

O smartphone, que integra um CPU Tegra 3 da NVidia, a 1,5GHz, não deverá, contudo, ser comercializado nas lojas portuguesas sob a mesma designação que adota nos mercados internacionais. A mudança de nome - que noutros modelos da mesma linha se tem dado por via da substituição da palavra Optimus por Máximo - fica a dever-se à necessidade de evitar qualquer confusão com a operadora móvel da Sonae, a Optimus.

[caption]imagem Engadget[/caption]

Para além de ser o primeiro modelo da LG com um processador de quatro núcleos, o telefone, equipado com a mais recente versão do Android, 4.0 ou Ice Cream Sandwich, destaca-se ainda por detalhes como o generoso ecrã de 4,7 polegadas True HD IPS LCD, com uma resolução de 1280x720.

Apesar do tamanho do ecrã, apresenta-se como um equipamento estreito (com 8,9 milímetros de espessura), que conta com uma câmara de 8 megapixéis, bateria de 2,150mAh e assegura 1 GB de RAM e 16 GB de armazenamento interno. O modelo estreia também a nova interface Optimus UI 3.0.

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com a resposta da LG em Portugal.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes