A Intel anunciou ter produzido aquele que acredita ser o primeiro chip SRAM (Static Random Access Memory) funcional recorrendo a tecnologia de fabrico de 45 nanómetros, o seu futuro processo de fabrico de volume de processadores.
A empresa afirma, num comunicado à imprensa, que estará a produzir em larga escala através daquela tecnologia em 2007, usando wafers de 300 mm. O objectivo de testar a Lei de Moore até ao limite e apresentar uma nova geração de tecnologia de fabrico a cada dois anos mantém-se, refere igualmente.
"A Intel tem uma longa história na transformação de 'saltos' tecnológicos em benefícios tangíveis que os utilizadores apreciam. A nossa tecnologia de 45nm sustentará a oferta de PCs com um melhor desempenho por watt o que contribuirá para a melhoria da experiência de utilização", diz Bill Holt, vice-presidente e director geral do Intel Technology and Manufacturing Group.
Segundo a fabricante, a tecnologia de 45 nanómetros produz processadores com uma poupança de energia cinco vezes superior aos de 65 nanómetros, existentes actualmente. "Tal contribuirá para melhorar a autonomia das baterias dos dispositivos móveis, ao mesmo tempo que aumentará as oportunidades de construção de plataformas mais pequenas e poderosas", defende a Intel.
Face às intenções agora reveladas, a Intel está a construir mais duas unidades fabris, uma no Arizona, EUA, e outra em Israel, dedicadas exclusivamente à produção com a tecnologia de 45 nanómetros, que se juntam a uma outra, já existente e onde decorreram os esforços iniciais de desenvolvimento da tecnologia, no Oregon, EUA.
Notícias Relacionadas:
2005-05-06 - Intel espera que encomendas para 65 nanómentros disparem antes do final 2006
2004-08-30 - Intel confirma lançamento de chips com tecnologia de 65 nanómetros para 2005
2003-11-25 - Intel produz chips de memória com tecnologia de 65 nanómetros
Processadores Intel de 45 nanómetros chegam ao mercado em 2007
Este artigo tem mais de 19 anos
Num comunicado de imprensa, a número um dos processadores diz acreditar ter produzido o primeiro chip SRAM totalmente funcional recorrendo a tecnologia de fabrico de 45 nanómetros. O processo deverá estar disseminado em 2007.
Comentários