A Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI) decidiu apresentar uma proposta para a adoção de uma estrutura alternativa para os cargos relacionados com a gestão do Plano Tecnológico da Educação nas escolas, atualmente em risco.



Os cargos em causa são o de Coordenador do Plano Tecnológico da Educação (PTE), o de responsável pela componente pedagógica do PTE, responsável pela componente técnica do PTE e membro da equipa PTE, previstos no despacho n.º 700/2009 de 9 de janeiro.



A Estrutura de Coordenação de Inovação Tecnológica (CIT) sugerida é, segundo a ANPRI, uma "perspetiva construtiva e colaborativa no sentido de encontrar as melhores soluções para a escola/agrupamento e simultaneamente tendo em conta a conjuntura económica atual".



De acordo com a associação que representa os professores de informática, é apresentada uma proposta "que procura dar resposta à contenção económica, mas também proporcionar condições para que se faça a manutenção do equipamento, rentabilizando o avultado investimento realizado em prol da integração das TIC em contexto educativo", refere num comunicado.



Explica-se que o modelo sugerido assenta numa monitorização dividida em quaro dimensões para as quais terão de ser definidos indicadores mensuráveis, "de forma que seja evidente o resultado do crédito horário atribuído".



Considera-se também "de extrema importância" a existência na escola de alguém que dê "apoio de proximidade e no momento certo", e que faça a ligação com o Centro de Apoio TIC às Escolas (CATE) e com as estruturas regionais e centrais do Ministério da Educação e
Ciência.



Para a proposta apresentada a ANPRI diz ter feito uma retrospetiva ao nível das práticas e modelos anteriores de estruturas de apoio tecnológico criadas nas escolas, na última década.



As sugestões apresentadas tiveram também por base a consulta de vários dados em publicações nacionais e internacionais sobre os cargos pedagógicos em questão, salientando as funções, os requisitos para o exercício do cargo e crédito horário atribuído.



Preocupada com a revisão curricular proposta pelo Ministério da Educação e Ciência para a área das TIC, a ANPRI tem vindo a fazer diferentes propostas.



Recentemente, a associação sugeriu que a disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação seja introduzida no 5.º e 6.º anos de escolaridade, mas tenha continuidade no 3º Ciclo e Ensino Secundário.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé