O PlayStation Stars não se trata de um novo serviço, mas sim um sistema de fidelização dos utilizadores. É uma forma do ecossistema PlayStation celebrar com os seus jogadores alguns marcos ao longo das suas sessões de jogo, compra de produtos na sua loja digital e outros desafios lançados diariamente. É uma forma de comunicação diferente, diretamente com os jogadores, incentivando-os a adquirir títulos na sua loja online para receber pontos.

A conta do jogador funciona como uma carteira virtual, acumulando moedas para desbloquear não só itens 3D que podem ser exibidos numa montra pessoal, como estes podem ser usados para desbloquear conteúdos, sejam jogos completos ou expansões, etc. Ou então utilizar como descontos em futuras aquisições na loja digital. Todas as compras elegíveis na PlayStation Store atribuem ainda pontos de “experiência” como se fosse um jogo e subir de nível de utilizador.

Chegado agora à Europa, inclusivamente Portugal, os jogadores mais dedicados vão receber itens únicos colecionáveis. A Sony e outras editoras aderentes vão disponibilizar desafios específicos dos seus jogos, assim como outros mensais e campanhas constantes. Muitos dos itens colecionáveis serão rapidamente conhecidos pelos jogadores da PlayStation, como por exemplo, a banana de Ape Escape.

A conta pode ser gerida através do website PlayStation Stars, mas também está inserida na aplicação PlayStation App, que pode aceder em iOS e Android. Basta depois fazer a sua autenticação com os seus dados para aceder aos elementos da nova funcionalidade Stars. Os jogadores começam no nível 1, mas à medida que avançam nas campanhas podem subir até ao nível 4.

Há um detalhe do serviço que está a causa polémica no Japão. É referido que os utilizadores de nível 4 ganham prioridade no atendimento de apoio ao cliente da PlayStation, saltando dessa forma a fila dos contactos ao suporte técnico. A comunidade de jogadores considera que o bom atendimento deverá ser igual a todos os utilizadores e clientes, e não associado a programas de fidelização, segundo a publicação japonesa Automaton.