Samaira Mehta é o nome do mais recente prodígio na área da tecnologia. O talento para a programação é tanto que a criança, hoje com 10 anos, já chamou a atenção de empresas como a Google e a Microsoft. Filha de um engenheiro da Intel, desde cedo que convive com 0s e 1s, tanto que aos oito anos de idade foi capaz de criar o CoderBunnyz, um jogo de mesa destinado a ensinar outras crianças a programarem.

Entretanto já “trabalhou” para o canal de televisão Cartoon Network e lançou a iniciativa “Sim, 1.000 milhões de crianças podem programar”, com que apela à doação do seu jogo de programação às escolas. E já são várias as que o utilizam.

Além disso, lançou um segundo jogo infantil, o CoderMindz, em parceria com o seu irmão de seis anos. Serve para ensinar na mesma a programar, mas neste caso com a ajuda da inteligência artificial.

Por tudo aquilo que tem feito, em que também se incluem ações de formação em Silicon Valley, Samaira Mehta foi contactada pela Google, recebendo um convite para integrar a empresa quando terminar a universidade, referiu em declarações à publicação Business Insider.

A menina de 10 anos já tinha sido oradora principal numa conferência da gigante da internet, no mês passado, em São Francisco, Estados Unidos. Mas esta não foi a primeira vez como keynote speaker: antes foi convidada para falar numa conferência da Microsoft, assim como noutro evento patrocinado pela World Wide Women.