ITeach, The Spoke, MVP (Most Valuable Student) e IVNET (International Conference of Innovative Views of .Net Technologies) são quatro novos programas desenvolvidos pela Microsoft para o meio académico que conhecem agora disponibilização no mercado português.



Os programas, apresentados pela fabricante durante o evento TechDays, que decorreu na semana passada, têm por objectivo estreitar relações entre a empresa, professores e estudantes e, paralelamente, ajudar a estimular a inovação e o uso das TIC no meio académico, refere a Microsoft num comunicado. "O nosso principal objectivo é proporcionar aos jovens as condições ideais para que possam descobrir novos caminhos e contribuir para o desenvolvimento da nossa sociedade. Ao mesmo tempo, pretendemos orientar os professores e colocar ao seu dispor, ferramentas e mecanismos que lhes permitam estar permanentemente actualizados", explica João Oliveira, director da Unidade de Negócio de Desenvolvimento & Plataformas da Microsoft Portugal no documento.



O programa ITeach assenta na disponibilização de um site, o www.iteach.pt, que tem como principal objectivo apoiar a comunidade de professores de Tecnologias de Informação, dinamizando as reflexões académicas sobre o futuro das tecnologias e o contacto com a comunidade de investigação Microsoft. Neste site é possível encontrar informação para a comunidade académica, designadamente notícias, material de apoio ao ensino de tecnologias Microsoft, artigos académicos, lista actualizada de eventos sobre tecnologias Microsoft nas academias, projectos académicos, conferências, bolsas, vídeos, produtos e livros, entre outras coisas.



O TheSpoke por sua vez é uma comunidade virtual, online e gratuita, concebido e moldado por estudantes e que funciona como ponto de encontro para relacionamento, partilha de informação, trabalhos e discussões em grupo.



O público do theSpoke.net são jovens programadores de software mas os assuntos discutidos vão além da tecnologia. A comunidade mistura outros temas de interesse dos estudantes como filmes, músicas, jogos, desporto e cultura em geral.



Os participantes podem ainda criar dentro do theSpoke.net hubs ou comunidades específicas, onde podem encontrar outros utilizadores interessados em música ou desporto, por exemplo. Os hubs podem ser abertos a todos os inscritos no site ou apenas a pessoas autorizadas.



O programa Most Valuable Student visa atribuir um prémio aos alunos de Tecnologias de Informação que tenham contribuído de forma significativa para as comunidades técnicas académicas a que pertencem, enquanto o último programa divulgado, o IVNET, se materializa numa conferência internacional que engloba ideias de futuro no que diz respeito às tecnologias .NET, e que procura estimular o surgimento de trabalhos inovadores nesta área. O IVNET'05 foi a primeira edição desta conferência, que se realizou no Porto, no ISEP, no dia 22 de Junho de 2005, tratando-se da primeira conferência científica internacional sobre tecnologias relacionadas com as plataformas .NET organizada em Portugal. A próxima edição, o IVNET'06, decorrerá no Rio de Janeiro, Brasil.


Notícias Relacionadas:

2005-03-15 - Office conhece versão específica para o sector da educação no próximo Verão

2005-03-09 - Professores mostram-se críticos quanto à introdução de disciplina de TIC no secundário