O projecto European DataGrid (EDG) acaba de dar mais um passo para tornar uma grelha informática mundial uma realidade, graças ao lançamento da nova versão do seu middleware - o software que permite que uma grelha de computadores trabalhe de uma forma coesa e sem problemas.



Este novo software permite suportar uma grelha de computação com qualidade de produção. Um dos principais objectivos do projecto da European DataGrid, que teve início há quase dois anos atrás, consiste em ir para além da fase de Investigação e Desenvolvimento e demonstrar uma grelha de computadores com qualidade de produção.



Este termo refere-se à implentação de um recurso estável que os cientistas europeus possam utilizar regularmente. A grelha visa oferecer um poder informático sem precedentes de forma a responder a desafios como a modelação da mudança climática ou a análise de dados genéticos.



O middleware agora lançado baseia-se em software anteriormente desenvolvido no projecto EDG bem como em soluções open-source populares, estando actualmente a ser instalado em centenas de computadores que integram a infra-estrutura de testes do EDG, que dos anteriores cinco países europeus foi alargada para cerca de 20 locais espalhados pela Europa, incluindo Portugal, Espanha, Alemanha, Polónia, República Checa e Países Nórdicos.


Notícias Relacionadas:

2002-10-14 - Computação em grelha usada em investigação sobre cancro na mama
2002-06-07 - Sun Microsystems actualiza software de computação em grelha
2002-04-26 - França recebe primeiro Centro de Inovação Grid da IBM
2002-04-19 - Universidades britânicas inauguram sistema informático em grelha