Está já em fase de produção a infra-estrutura de suporte ao projecto Rigore, desenvolvida em parceria pela IBM, Informática El Corte Inglés e Instituto de Informática do Ministério das Finanças. A solução de software baseada em SAP Netweaver está suportada em xSeries da IBM com sistema operativo Linux.


O projecto RIGORE, cuja fase piloto foi iniciada no terceiro trimestre de 2004, entrou na fase de produção em Março deste ano, pretendendo dar início a "um novo ciclo na contabilidade pública portuguesa" através de uma solução única e normalizada de contabilidade para toda a Administração Pública.


De acordo com o Departamento de Comunicação da IBM, o objectivo do projecto é fazer chegar a plataforma a "mais de 400 organismos da administração central - chegando a cerca de 6400 utilizadores" - , sendo que o número total de servidores envolvidos no projecto dependerá da "evolução tecnológica verificada nos próximos três anos".



A aplicação e manutenção da solução estará a cargo do Instituto de Informática,"de acordo com as directrizes definidas pelas Direcções Gerais de Orçamento, do Tesouro e do Património", por forma a que o universo da Administração Pública disponha de uma "ferramenta de suporte à gestão económica e patrimonial inserida no Plano Oficial de Contabilidade Pública", refere o comunicado. Por outro lado, as vertente técnica e contabilistica estarão a cargo da Direcção-geral do Orçamento do mesmo ministério.




O desenvolvimento da infra-estrutura do RIGORE foi dividida em duas partes, nomeadamente, num ambiente de desenvolvimento e de testes formado por 13 servidores xSeries 336, com sistema operativo Suse Linux, e num ambiente de produção "composto por 18 servidores xSeries 346 e 366", a correr no mesmo sistema operativo. São incluídos ainda serviços de "consultoria de apoio à infra-estrura tecnológica", não só na fase de implementação inicial como também no decorrer da evolução da solução, avança a IBM em comunicado.




Entre os benefícios da tecnologia, apresentados no mesmo comunicado, destaca-se a possibilidade de reutilização dos servidores, de modo a que os equipamentos utilizados actualmente possam ser usados noutros projectos, assim como a "homogeneidade entre os ambientes de desenvolvimento, testes e produção" para uma maior integração entre os diversos ambientes, entre outros.

Notícias Relacionadas:

2005-05-17 - Projecto RIGORE potencia mudança na gestão da Administração Pública

2004-06-16 - Três projectos de TIC na Administração Pública distingidos por Prémio Fernandes Costa

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.