O veículo aquático controlado por smartphone tinha conseguido um lugar entre os 10 finalistas do concurso norte-americano promovido pelo Engadget, e depois de uma apresentação que decorreu este fim de semana em São Francisco conseguiu arrecadar a maior votação do júri presente e também do público.

O projeto foi desenvolvido pela Azorean, uma spin out da YDreams e ainda está em fase de protótipo, mas já permite a um utilizador pilotar o veículo como se estivesse sentado ao leme do pequeno submarino.

Cristina Gouveia, da YDreams, confirmou ao TeK que o Ziphius ganhou os dois prémios do concurso Insert Coin. “Dos 10 finalistas selecionados, o Zipphius foi o mais votado online e no evento e por isso ganhou o prémio do Público (5 mil dólares). O Ziphius recebeu ainda o Grande Prémio (20 mil dólares) atribuído pelo júri, público presente em São Francisco e votação online”, explica.

O objetivo é agora prosseguir com a angariação de fundos através de crowdsourcing, por financiamento do público, e a divulgação associada ao concurso vai ser um passo importante. “Esta é sem dúvida uma excelente oportunidade para a empresa Azorean pois é uma importante ajuda para a obtenção do financiamento necessário para passar de protótipo a um produto com distribuição mundial”, adianta ainda Cristina Gouveia, que agradece a todos os que ajudaram o Ziphius com os seus votos



O Ziphius tem por dentro um computador Raspberry Pi e recorre a uma câmara de vídeo HD que permite as vistas subaquáticas. A Azorean planeia abrir a API de controle do veículo e do software para permitir desenvolvimentos específicos de aplicações e jogos que tirem partido do conceito de realidade aumentada.

Reveja abaixo os vídeos abaixo que mostram o conceito e o modo de funcionamento do drone.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.