A Inteligência artificial está a ser utilizada para criar ferramentas para ajudar artistas e designers a fazerem tarefas repetitivas, libertando-os para os trabalhos realmente criativos. Mas IA continua a ser trabalhada para ir mais além, e neste caso, criar rostos de pessoas que não existem, e os resultados são assustadoramente plausíveis, como é possível ver no website do produtor Phillip Wang, ThisPersonDoesNotExist. A cada novo "refresh", há um rosto distinto.
Todas as “pessoas” que são listados no website não existem, foram criados a partir de algoritmos desenvolvidos por inteligência artificial. O autor utilizou uma ferramenta baseada em tecnologia da NVidia, que mobiliza os algoritmos uns contra os outros para melhorar a qualidade dos resultados, gerando rostos realísticos, como avança o Engadget. Para ensinar a IA foi utilizado um vasto catálogo de fotografias.
Será preciso olhar atentamente para as fotografias para notar algum “erro genético”, mas no geral são realmente realísticas, sobretudo os homens. O autor do projeto refere que o sistema não requer muita capacidade computacional, criando uma face aleatória a cada dois segundos.
No que diz respeito a utilização prática, as fotografias podem ser utilizadas para criar personagens para histórias, mas os especialistas alertam para esquemas fraudulentos que possam surgir. Testemunhe na galeria de imagens algumas das fotografias geradas pela IA, que certamente passariam despercebidas.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários