A Panda Software emitiu um alerta para um novo worm que se está a disseminar rapidamente com a promessa de visualização de conteúdos eróticos. O worm Tearec.A é já um dos vírus mais frequentemente detectado pelo antivírus gratuito online da empresa de segurança.




Segundo informação da Panda, o worm é enviado em mensagens com expressões como Hot Movie, Sexy ou Crazy Illegal Sex no assunto, iludindo os utilizadores e levando-os a abrir o ficheiro anexo. As mensagens de email que o Tearec.A utiliza para se propagar têm características variáveis, sendo o assunto, texto e nome dos anexos escolhidos de uma longa lista de opções.





Se o anexo da mensagem for executado o worm envia-se a si próprio por email utilizando o seu próprio motor SMTP e cria diversos ficheiros no computador com cópias de si mesmo. Em paralelo o worm tenta apagar ficheiros relacionados com ferramentas de segurança que possa encontrar no sistema.



A Panda avisa ainda que no caso do computador estar ligado em rede o worm tentará ainda apagar ficheiros que encontre em directorias relacionadas com aplicações de segurança em todos os computadores a que conseguir aceder. São também criadas entradas no registry do Window, tanto para desactivar aplicações de segurança como para assegurar a sua execução de cada vez que o sistema se inicia.




Paulo Silva, Director Técnico da Panda Software Portugal, explica em comunicado que "o código malicioso alusivo a conteúdos eróticos continua a propagar-se com sucesso. De facto, ainda é o tópico número um para engenharia social". O mesmo responsável lembra que "casos como o deste worm [...] sublinham a necessidade de se possuírem tecnologias proactivas instaladas nos computadores. Isso previne a probabilidade de infecção durante o chamado "vulnerability window", o tempo que se demora, após o aparecimento de uma nova ameaça, a disponibilizar uma actualização correspondente para os tradicionais antivirus."

Notícias Relacionadas:

2006-01-18 - Ameaças causadas por vírus clássicos atingem ponto mais baixo em 2005

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.