(Actualizada) Um site lançado pela Microsoft para promover o serviço online da Xbox pode ter trazido à gigante da informática alguns milhares de dólares em prejuízo, havendo mesmo publicações que falam em mais de um milhão de dólares. Um internauta terá descoberto uma falha no funcionamento da campanha, conseguindo gerar os Microsoft points oferecidos vezes sem conta.

A campanha permitia obter um código temporal, de dois días, com a oferta de 160 pontos, mas o erro encontrado, e a sua publicação posterior, permitiram que muitos utilizadores do serviço acumulassem quantias elevadas na “moeda” utilizada no serviço online.

Depois da divulgação da falha e da fórmula que permitia gerar pontos infinitamente a partir dos códigos promocionais do Xbox Live, a Microsoft encerrou o site da campanha, mas nessa altura já muitos internautas se teriam aproveitado da situação. Alguns deles terão acumulado pontos no valor de mais de cem euros em apenas 20 minutos.

Segundo o El País, a Microsoft – que admite algum prejuízo, mas abaixo dos valores veiculados – não descarta a hipótese de vir a processar os difusores e os utilizadores da falha, por violação das condições de uso do serviço, embora o processo de identificação possa ser complicado, já que os novos códigos se geravam a partir dos velhos, acrescenta o jornal espanhol.

Em resposta a um pedido do TeK, a Microsoft fez chegar um esclarecimento oficial, onde confirma ter conhecimento da situação e ter tomado medidas para invalidar os códigos obtidos ilegitimamente. “A nossa equipa de Execução de Políticas está a avaliar neste momento se houve ou não, indivíduos que tenham violado os Termos de Uso do Xbox LIVE e, em caso afirmativo, a Xbox tomará as medidas adequadas, numa base individual. Os códigos obtidos legitimamente pelos utilizadores não serão afectados ", acrescenta.

Nota de Redacção: A notícia foi actualizada com as declarações oficiais da Microsoft. Foi corrigida uma gralha.