Em 1959 Jack Kilby apresentava publicamente o primeiro micro-chip funcional, um avanço tecnológico que viria a ser crucial para a evolução que se viveu nas décadas seguintes. Mas antes de atingir o tão desejado resultado, foram muitos os protótipos desenvolvidos. Ainda que nem todos tenham resistido até aos tempos modernos.



Agora a leiloeira Christie's vai pôr em licitação um dos protótipos do primeiro micro-chip funcional. Construído em germânio, o circuito integrado pode ser visto como uma parte importante da história da tecnologia moderna.



O protótipo foi construído entre julho e setembro de 1958 e vem acompanhado de um outro protótipo de chip, este construído em silício e com elementos de ouro e platina. O licitador vencedor vai ainda ganhar acesso a um documento de três páginas onde é relatada a cronologia de desenvolvimento do projeto.



De acordo com o Engadget, o leilão pode render entre um a dois milhões de dólares. Na década de 1960 um chip podia custar cerca de 600 dólares, quando atualmente o preço de construção é apenas de alguns cêntimos – dependendo dos chips.



Jack Kilby foi a pessoa que concebeu o conceito de micro-chip e em 2000 viria a ser distinguido com o prémio Nobel da Física. O projeto foi desenvolvido na Texas Instruments.



Este será apenas mais um leilão milionário relacionado com as tecnologias. Recentemente foram leiloados a maior coleção de videjogos do mundo, os primeiros painéis com o símbolo da maçã da Apple, uma alma digital, uma câmara fotográfica que esteve na Lua, um jogo raro da NES e uma versão única do Mac Pro da Apple.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico