A grande mensagem da Microsoft para consumidores e programadores é: um Windows para vários dispositivos, uma aplicação para vários dispositivos. Não fazia portanto grande sentido que a empresa continuasse a apostar no esquema de três lojas de conteúdos digitais.

A tecnológica anunciou assim que com a chegada do Windows 10 vai também chegar uma nova Windows Store, que vai juntar música, vídeos e aplicações - um pouco como já acontece com a PlayStore da Google.

Uma pré-visualização desta experiência de utilização já pode ser acedida através da última versão disponibilizada do Windows 10 Technical Preview.

A Microsoft já tinha integrado a loja de filmes e sérios na Windows Store principal, mas a funcionalidade estava em versão beta e com os conteúdos fechados. Com a atualização à versão de testes do Windows 10 já é possível aceder aos conteúdos.

Através desta unificação será possível ter os mesmos vídeos e as mesmas músicas disponíveis em dispositivos diferentes, tudo através da mesma loja que será transversal aos vários equipamentos onde o sistema operativo vai marcar presença.

Portugal não está no entanto contemplado na lista de países onde o serviço de vídeo da Microsoft está disponível. A integração total com a loja de música deverá acontecer durante as próximas semanas, com a gigante de Redmond a prometer mais novidades sobre o tema para a conferência mundial de programadores Build 2015.

O Windows 10 tem chegada prevista para o verão deste ano, sendo que os programadores já podem desenvolver aplicações para o novo sistema operativo.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico