A próxima geração da consola portátil da Sony deverá apresentar uma qualidade gráfica capaz de rivalizar com os primeiros jogos disponibilizados para a mais recente versão da consola de entretenimento doméstico da fabricante, a PS3.

A comparação é avançada por vários meios internacionais, com base em declarações prestadas por uma "fonte próxima da Sony", numa altura em que a fabricante se prepara para lançar a PSP 2.

O site especializado em videojogos IGN, que terá tido acesso aos comentários de alguém que já teve a oportunidade de testar o equipamento, diz que a consola tem "um poder de processamento capaz de produzir gráficos comparáveis aos dos primeiros títulos para a PlayStation 3".

De acordo com esta fonte, o processador incluído na nova PSP tem metade do poder de processamento do da consola dedicada à sala de estar, mas as suas características e componentes deverão permitir-lhe o acesso a jogos comparáveis à qualidade gráfica da PS porque a renderização é feita para um ecrã de menores dimensões.

Ainda assim, o site realça que detalhes como o número de núcleos ou a velocidade de processamento do equipamento não foram detalhados.

Outras das características avançadas incluem a confirmação de que a nova consola opta pelo sistema slide da PSP Go, não tem drive UMD e inclui câmaras na frente e verso do equipamento - que deverão cumprir funções como captura de fotografias, vídeos, comunicação e possibilidade de jogar títulos que tirem partido da realidade aumentada.

Confirmada está também, segundo a citada fonte, a existência de um touch panel nas costas do equipamento, que deverá cumprir diversas funções de input.

Ainda sem data de lançamento confirmada, antecipa-se que a consola possa ser apresentada na conferência internacional de jogos E3, em Julho de 2011.