A Portugal Telecom anuncia hoje a criação de um novo centro de dados, que a empresa assegura ter condições para criar 500 novos postos de trabalho, directos e indirectos. A cidade escolhida para o receber é a Covilhã.



De acordo com informação fornecida pelo presidente da empresa, Zeinal Bava, o novo data center da PT será um dos maiores da Europa e vai ocupar um espaço de 45 mil metros quadrados.



A mesma fonte, explicou ao Diário Económico que o projecto traduz a aposta crescente da Portugal Telecom na área do cloud computing. O projecto "terá como principal foco o aumento significativo da capacidade de armazenamento e processamento de dados de empresas e de serviços de cloud computing, para empresas portuguesas e internacionais e vai posicionar a PT como um player nesta área da tecnologia no mercado europeu", assegura a PT.



Nos últimos meses a Portugal Telecom tem procurado posicionar-se nesta área, como mostram várias parcerias firmadas pela empresa, como as que assinou com a Cisco ou a Microsoft.



Esta última faz da Portugal Telecom o parceiro de eleição da fabricante de software para o Office 365 em Portugal, que deverá ser lançado no final de Março.



O produto é uma nova suite para empresas que, através na nuvem (num modelo de serviço), disponibiliza um leque alargado de funcionalidades. O cliente escolhe a combinação que mais lhe agrada.