A Portugal Telecom convidou hoje o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para explicar o empenho do grupo em contribuir para atingir as metas do programa Ligar Portugal. Na apresentação foi detalha uma campanha que o grupo tem em vigor desde 7 de Novembro e que permite adquirir um PC desktop, com ligação à Internet, por 399 euros.



Desde Março do ano passado que o grupo vem apostando numa oferta combinada de Internet e PC com o objectivo de contribuir para aumentar a penetração de PCs e consequentemente o número de acessos à Internet. A nova campanha reduz em 100 euros o valor do equipamento, face à proposta anterior.



Segundo Paulo Hipólito, responsável pela área ADSL do Sapo, os resultados desta redução de preço estão a ser positivos e aumentaram de forma muito significativa a venda de equipamentos. De uma média de 100 equipamentos por mês, a PT passou a vender 100 equipamentos por dia, detalhou.



Na apresentação a operadora aproveitou para adiantar alguns números, onde se incluem os objectivos de cobertura ADSL para 100 por cento da população até Março de 2006. Neste momento podem usufruir de ADSL 97 por cento dos clientes de serviço fixo telefónico e até final do ano vão poder fazê-lo 99 por cento dos portugueses. Iriarte Esteves, administrador da operadora, acrescentou a esta informação que a PT vai instalar 500 equipamentos Pico DSLAM no país para garantir a cobertura ADSL de 100 por cento da população.



O mesmo responsável disse ainda que em breve a PT conta apresentar novidades, estendendo os seus esforços para acelerar o crescimento da penetração da banda larga ao móvel. Iriarte Esteves não adiantou pormenores mas garante que a empresa está a trabalhar numa nova oferta de banda larga no móvel e lembrou a aposta da empresa em tecnologias como o Wi-Fi onde conta actualmente com 800 hotspots de utilização gratuita para os seus clientes de banda larga, pelo menos até final do ano.



Mariano Gago congratulou-se com a combinação de esforços entre operadores móveis e fabricantes de hardware para gerar ofertas mais benéficas para o consumidor, considerando que este tipo de parceria é "muito bem vinda".



O ministro, que assistia à segunda apresentação do dia em forma de contributo para o programa Ligar Portugal (ver notícias relacionadas), sublinhou a urgência de medidas que promovam a info-inclusão e evitem que os níveis de escolaridade baixos hoje muito marcados na população activa "passem para as gerações mais novas".



A campanha que oferece uma redução de preço na compra de um equipamento informático vai manter-se até final do ano.


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