Aproveitando a visita prevista para o final do mês de Outubro, Zeinal Bava, CEO da PT vai levar para o Brasil o projecto Magalhães. O portátil da JP Sá Couto vai ser integrado num projecto-piloto que a operadora Vivo vai implementar no Brasil, mas poderá não manter o mesmo nome.

De acordo com o Jornal de Negócios, o projecto é semelhante ao que a PT já divulgou para a Namíbia, onde a operadora portuguesa tem também uma participação no operador local e quer replicar a experiência do e-escolas.

O projecto-piloto que a Vivo vai implementar no Brasil pretende contribuir para a massificação do acesso à banda larga móvel no Brasil, ultrapassado as dificuldades de infra-estrutura de rede fixa nas regiões rurais.

Roberto Lima, presidente da Vivo, adiantou à Agência Lusa que a ideia passa por vender portáteis com ligação à Internet a preços acessíveis, sendo o portátil Magalhães um dos que está a ser considerado.

A Vivo já está a trabalhar no Brasil com uma empresa local de computadores de custos controlados, a Positivo. Roberto Lima afirmou que está a aproximar a Positivo do Projecto Magalhães, cita o Jornal de Negócios, que diz ainda que o computador poderá não manter o nome.