A PT é a entidade que está a liderar o CloudCatalyst, um grupo de trabalho formado por algumas entidades europeias e que querem fazer crescer a adesão das startups e PME às ferramentas de computação na cloud. Além da operadora Portugal é ainda representado pelo Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC).

O projeto CloudCatalyst é cofinanciado pela União Europeia e está avaliado em 700 mil euros. Além dos representantes portugueses fazem parte do consórcio a Universidade Complutense de Madrid (UCM), a associação EuroCloud e a operadora eslovena de telecomunicações Si-Mobil.

O CloudCatalyst vai funcionar até ao final de 2015 tentando promover as vantagens da cloud para as empresas, sobretudo a nível de eficiência de processos e de competitividade com players nacionais e internacionais.

O projeto que está a ser liderado pela PT vai disponibilizar serviços gratuitos de apoio online, treinos intensivos e workshops sobre as implementações de estratégias na cloud. Também é objetido do CloudCatalyst estimular as empresas a criarem novas ferramentas de trabalho baseadas em tecnologias cloud.

Em comunicado a operadora portuguesa refere que pretende contribuir para o aparecimento de novos empreendedores, de novos negócios e de novos postos de trabalho. A experiência que a Portugal Telecom tem na área do cloud computing, marcada recentemente pelo lançamento do centro de dados na Covilhã, vai contribuir para a liderança do consórcio.

O TeK também explorou há pouco tempo o PT Blue Start, um projeto que também é sinónimo da experiência da empresa portuguesa no apoio ao aparecimento e crescimento de novas empresas.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.