A parceria é formalizada hoje com a Universidade da Covilhã através da assinatura de um protocolo que acontece às 14.30H. A proximidade com a Universidade foi apontada como uma dos atrativos da cidade para a localização do Datacenter da PT, inaugurado no ano passado, e este novo centro de competências vai agora procurar explorar esta vertente.

Segundo informação apurada pelo TeK, a ideia é desenvolver programas que possam formar profissionais muito especializados na área de cloud computing, onde se estima que existirá muita procura.

O centro vai ter vários núcleos de atuação, desde a investigação e desenvolvimento à certificação profissional, através da especialização de alunos através de currículos muito específicos para esta área, em mestrados e pós graduações, que se somam à área científica.

A PT espera nos próximos três meses ter vários projetos de investimento identificados para concretizar até final do ano.

O Datacenter inaugurado em setembro de 2013 materializa um investimento de 90 milhões de euros na primeira fase, mas há ainda novas fases a construir, estando projetados mais três edifícios que só vão ser construídos se a evolução do negócio o justificar.

Nas fotos abaixo pode fazer uma visita guiada ao datacenter da PT, registada pelo TeK na altura da inauguração.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico