A integração de publicidade na loja do Windows está a avançar e a Microsoft diz que vai chegar a mais 150 países em junho. A confirmação foi feita pela empresa durante a conferência Build, que está a decorrer e que já trouxe muitas novidades para o desenvolvimento do sistema operativo Windows 11, para os developers e integração de inteligência artificial no Bing.

O Microsoft Store Ads permite mostrar anúncios na loja de aplicações e é acompanhada de mais possibilidades das empresas chegarem aos clientes com publicações na loja e nos resultados do Bing.com. A publicidade já tinha sido integrada na loja nos Estados Unidos e agora vai ser ligada aos resultados do motor de busca da Microsoft, que está também mais optimizado com as soluções de Inteligência Artificial generativa e é agora o motor de pesquisa do ChatGPT.

A apresentação de soluções de rich advertising na secção spotlight da loja suporta vídeo e a Microsoft garante que é uma “grande superfície e de tráfego elevado” para os anunciantes, que podem já participar no programa piloto.

As empresas que quiserem fazer publicidade neste novo canal devem criar campanhas através do Microsoft Advertising e há novas atribuições SDK para aplicações MSIX que chegarão em breve ao Win32 e PWAs.

A Microsoft diz que a loja do Windows tem mais de 900 milhões de utilizadores únicos e que a submissão de aplicações por parte de developers cresceu 122% em relação ao último ano, com novas apps e jogos.