A Qualcomm acaba de lançar um programa de aceleração para os fabricantes interessados em materializar o dispositivo de realidade virtual que a marca idealizou e que está detalhado num design de referência lançado no ano passado e atualizado também agora, para tirar partido das funcionalidades do seu novo processador Snapdragon 835.

A fabricante norte-americana quer acelerar a chegada ao mercado de dispositivos de realidade virtual com funcionalidades que, na sua opinião, não são encontradas nem no Oculus Rift, nem no HTC Vive, os dois principais produtos de realidade virtual hoje disponíveis no mercado.

Já conseguiu acordos com alguns OEMs chineses para materializar o design de referência lançado, mas avança agora com um programa que pretende atrair mais candidatos ao desafio. Quem aderir terá garantias de acesso facilitado à rede de parceiros e fornecedores da Qualcomm e apoio também ao nível do marketing de produto.  

Para desenvolver o conceito criado pela Qualcomm, há um kit de desenvolvimento para realidade virtual, ou VRDK, na sigla em inglês, que detalha o design de um dispositivo baseado no Snapdragon 835.
A partir dessa informação é possível perceber que as coordenadas apontam para um gadget com um ecrã de 2560x1440 pixeis, semelhante ao do Gear VR, da Samsung, 4GB de memória RAM e 64GB de memória flash.

Outra das novidades, patente neste update ao kit, é a inclusão de uma câmara na parte de dentro do dispositivo para seguir os olhos dos utilizadores e outra na parte exterior, para que as pessoas possam mover-se pela sala sem preocupações.

A Qualcomm não planeia vender o produto diretamente aos consumidores, mas sim que os fabricantes desenhem os seus próprios produtos com base nos seus desenhos e ideias.

A empresa também anunciou uma parceria com a Leap Motion. As duas empresas vão trabalhar em conjunto para “demonstrar a interação natural na realidade virtual móvel”. O objetivo será explorar a tecnologia da Leap Motion para que os utilizadores possam tirar partido das mãos para interagir com conteúdo de realidade virtual.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.