A OpenAI está a desenvolver a próxima versão do modelo de IA que “alimenta” o ChatGPT, descrita como mais sofisticada do que as versões anteriores. Segundo novos rumores, o GPT-5 poderá chegar ainda este ano.

De acordo com fontes com conhecimento na matéria, a que o website Business Insider teve acesso, espera-se que a próxima versão do modelo seja lançada no Verão. Recentemente, alguns clientes empresariais da OpenAI receberam demos da próxima versão do modelo e respectivas melhorias ao ChatGPT.

A tecnológica ainda estará a treinar o modelo e, quando esse processo terminar, a empresa avançará para a fase de testes de segurança antes de o poder disponibilizar publicamente. Ainda não há um prazo específico para a conclusão dos testes de segurança, algo que poderá atrasar a data de lançamento.

GPT-5 está em produção. OpenAI procura investimento adicional para produzir sistema de superinteligência
GPT-5 está em produção. OpenAI procura investimento adicional para produzir sistema de superinteligência
Ver artigo

Para já, a empresa ainda não fez qualquer confirmação quanto à data de lançamento da próxima versão do GPT. Aliás, quando questionado sobre a possível data de lançamento do GPT-5 num recente episódio do podcast de Lex Friedman, Sam Altman, CEO da OpenAI, respondeu simplesmente que não sabia.

“Vamos lançar um novo modelo incrível este ano. Não sei que nome lhe vamos dar”, afirmou o responsável, acrescentando que a empresa tenciona lançar “várias coisas diferentes” ao longo dos próximos meses.

“Acho que antes de falarmos sobre um modelo como o GPT-5 que se chama assim, ou não, ou que é um pouco pior ou um pouco melhor do que esperaríamos de um GPT-5, ainda teremos muitas outras coisas importantes para lançar antes disso”, realçou Sam Altman.