A dimensão é mais fácil de entender se comparada com outra “grandeza”, como o sistema operativo Windows da Microsoft, que terá 50 milhões de linhas de código, ou seja, dentro do universo online da Google “cabem” 40 Windows.

Mas mais impressionante será o facto de, tal como se dum sistema operativo se trate, todo este manancial de linhas de código que gere o Google Search, o Google Maps, o Gmail, o Youtube, etc, estar concentrado num único local, acessível aos mais de 25 mil engenheiros da gigante da Internet.

“Embora não possa prová-lo, penso que este seja o maior repositório único [de linhas de código] em utilização em todo o mundo”, referiu Rachel Potvin, da Google, citada pela Wired, numa conferência em Silicon Valley onde avançou as estimativas.

A grandeza é confirmada por Sam Lambert, diretor de sistemas do repositório de código open source GitHub, em declarações à mesma publicação. “Construir um monólito de 2.000 milhões de linhas de código não é tarefa fácil. Deve ser um desafio técnico – uma proeza enorme. Os números são absolutamente impressionantes”.