Conseguir alcançar uma carreira profissional bem-sucedida e lucrativa na área dos eSports não será certamente para todos. Mas aqueles que conseguem destacar-se entre os melhores vivem carreiras milionárias, jogando ao mais alto nível alguns dos principais jogos competitivos. O SuperBettlingSites reuniu dados para conduzir um estudo sobre o perfil dos desportistas de competições digitais, revelando os jogadores que mais lucram e quais os jogos que mais milionários criou.

Na última década, os eSports tornaram-se uma indústria que gera milhares de milhões de dólares em todo o mundo. E segundo o estudo, um jogador eu tenha habilidade, disciplina e dedicação pode faturar na casa dos seis ou sete dígitos, como profissionais. E muitos desses jogadores alcançam o sucesso antes de chegar aos 18 anos. O que o SuperBettlingSites fez foi examinar os documentos oficiais dos prémios monetários oferecidos nos torneios, procurando traçar o perfil dos jogadores e jogos.

Jogos que produziram mais milionários.
Jogos que produziram mais milionários. Fonte: SuperBettlingSites

Uma das conclusões a que chegou é que alguns dos jogadores que obtiveram o estatuto de milionários têm apenas dois ou três anos de carreira profissional. Os 20 jogadores de eSports mais bem pagos têm uma média de 3,85 anos desde a sua estreia nas ligas profissionais até amealharem o seu primeiro milhão de dólares em prémios. E como referido, muitos deles antes de chegaram aos 18 anos.

O jogo que oferece mais receitas aos jogadores continua a ser o Dota 2, com o seu evento anual The International a superar qualquer outro título. Só em 2022, este evento organizado pela Valve ofereceu 32,5 milhões de dólares em prémios e no ano anterior perto dos 40 milhões de dólares. Mas o estudo realça que as receitas dos melhores jogadores profissionais não são apenas dos torneios, mas os seus contratos de patrocínio. Marcas como a Nike e Ralph Lauren, Airbus, Coca-Cola, BMW ou Red Bull estão entre as marcas que mais investem nas equipas e jogadores de eSports. E depois ainda existem as transmissões na Twitch, que podem render mais alguns milhares de dólares por mês aos atletas, mesmo que tenham de jogar 40 horas por semana.

jogadores mais ricos
Fonte: SuperBettlingSites

O estudo aponta que atualmente há 150 jogadores profissionais que ganharam milhões de dólares apenas em prémios de torneios. E no Top 20, o jogador conhecido como N0tail demorou oito anos para atingir o seu primeiro milhão, mas outros foram quase instantaneamente. Veja-se o caso do atleta paquistanês Sumail, que não tendo um computador próprio, aprendeu a jogar Dota 2 num cibercafé local. Quando os seus pais mudaram para os Estados Unidos, o jogador estava mais que preparado para jogar numa liga de elite norte-americana. Fez a sua estreia em menos de três anos, na equipa OG, participando na quinta temporada nas finais de Las Vegas em 2015. E tornou-se o jogador mais jovem a amealhar um milhão de dólares em prémios, refere o estudo.

A China é o país com mais milionários em eSports até maio de 2023. Dos 150 listados, 42 são chineses, sendo o dobro dos Estados Unidos, que surge em segundo na lista. Wang “Ame” Chunnyu é considerado o jogador que mais ganhou, tendo amealhado 3,9 milhões. Ainda assim, no contexto global, o jovem é “apenas” o 17º mais bem pago. Os Estados têm o mais bem pago no 22º lugar global, o jovem Bugha, que ganhou 3,5 milhões de dólares em prémios em torneios de Fortnite.

Jogos que geraram mais milionários
Fonte: SuperBettlingSites

Os jogos que mais contribuíram para criar milionários de eSports são o Dota 2, que já ofereceu mais de 212 milhões de dólares, a uma distância abismal do segundo lugar, CS: GO com 32,9 milhões. E a fechar o pódio está Fortnite com 21,9 milhões de dólares. O League of Legends, apesar da grande popularidade, apenas contribuiu com 1,4 milhões na riqueza dos jogadores milionários. Pela mesma ordem, Dota 2 fez 83 milionários, CS: GO somou 24 e Fortnite 14. Mais uma vez, LoL apenas tornou um jogador profissional em milionário.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.