Juntando desktops, notebooks e tablets, as estimativas indicam que a gigante da maçã está a perder terreno para a sua rival mais direta neste segmento: a Lenovo.

Segundo a análise, a liderança da Apple baixou mais de dois pontos percentuais, passando dos 19,4% do segundo trimestre de 2012 para os atuais 17,1%, com as vendas a diminuirem11,5%. Refira-se que os desktops e os portáteis representaram apenas cerca de 20% do valor total apurado pela Canalys.

A vice-liderança da Lenovo, por sua vez, ganhou um ligeiro impulso durante este período de tempo, situando-se nos 12,9% no final de junho, graças a uma subida de 7,3% nas vendas.

O restante top 5 de fabricantes da Canalys é completado pela HP na terceira posição, a Samsung em quarto lugar e a Dell classificada em 5º.

No total, a consultora contabiliza em pouco mais de 109 milhões o número de PCs e tablets vendidos durante os três meses analisados em todo o mundo, num crescimento residual face aos 108,7 milhões expedidos em período homólogo.

[caption] [/caption]

Igualmente esta semana, a IDC dava conta do abrandamento do volume de vendas no mercado mundial de tablets, em dados também relativos ao segundo trimestre de 2013.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico