O estado da Renânia do Norte Westfalia, na Alemanha, firmou um acordo com a Novell com objectivo de levar o sistema operativo Linux a 33 universidades da região, publicou a Cnet. Com a parceria, 560 mil estudantes terão acesso ao software, tanto às versões para servidor como às destinadas a computadores de secretária.



A Novell vai apostar na distribuição dos produtos Suse Linux Enterprise Desktop 10, Suse Linux Enterprise Server 10, Novell Open Enterprise Server, Novell Identity Manager e Novell ZENworks.



Neste sentido, a Renânia do Norte Westfalia torna-se o terceiro estado alemão a adoptar o sistema open-source como software principal nas instalações das universidades regionais, isto depois da Baviera e de Turingia terem iniciado a migração para Linux nas instituições do mesmo grau de ensino, chegando a 300 mil estudantes.



De acordo com a Novell, com a aliança agora estabelecida a quota de alunos na Alemanha com acesso a sistema operativo Linux passa a fixar-se nos 40 por cento.



Esta é uma das maiores migrações para Linux registadas na Europa. Várias cidades do continente já adoptaram o sistema de código aberto em instituições públicas, entre as quais Eindhoven, Haia, Amesterdão, Viena ou Munique.




Notícias Relacionadas:

2007-06-05 - Mercado open source gera receitas de 1,8 mil milhões de dólares em 2006

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.