As ameaças informáticas tendem cada vez mais a ser criadas para permanecer no anonimato, perseguindo um utilizador de uma região específica ou país. A conclusão é da Trend Micro e consta do seu relatório semestral.


"Os novos ataques destacam-se pela sua raiz sequencial e faceta combinada, em que cada tipo de malware desempenha um determinado papel na distribuição da carga maliciosa", diz a empresa. Segundo a mesma investigação, a web mantém-se o veículo privilegiado para a propagação de ataques, que na sua maioria são realizados para obter proveitos económicos.



O relatório sublinha ainda um aumento significativo da utilização de bots e botnets para distribuir spam e malware. "As botnets são a ferramenta mais potente à disposição dos autores de malware dentro do crime automatizado", sublinha a empresa que prevê a manutenção da tendência de crescimento deste tipo de problemas nos próximos meses.



A empresa de segurança acrescenta que está a estudar várias novas metodologias de ataques que vão sendo progressivamente adoptadas pelos atacantes, de forma mais sofisticada e difícil de identificar.



Notícias Relacionadas:

2007-10-10 - Patch Tuesday com quatro correcções de segurança críticas e duas importantes