A Fundação Raspberry anunciou o novo Pi 4 e há novidades interessantes para os criadores de projetos de eletrónica suportados pelo pequeno computador em forma de “motherboard”. Esta geração introduz um novo processador Broadcom de quatro núcleos a 1.5 GHz, com suporte a codec H.265 e vídeo 4K a 60 FPS.

O Pi 4 tem duas entradas micro-HDMI e suporta até 4 GB de RAM LPDDR4, que segundo a Fundação Raspberry, poderá mesmo “competir” com os PCs x86 de entrada de gama, numa experiência desktop completa. A tecnologia oferece ainda uma atualização nos sistemas de conectividade, introduzindo Bluetooth 5.0, assim como duas entradas USB 3.0 e um USB 2.0. Oferece ainda WiFi 802.11ac para ligação online e Gigabit Ethernet.

Relativamente a preços, o Raspberry Pi 4 varia mediante a RAM que os utilizadores optarem. O modelo básico de 1 GB de RAM custará cerca de 35 dólares, seguindo-se a versão de 2 GB a 45 dólares e o mais equipado, de 4 GB vale 55 dólares, direcionado a projetos mais elaborados, que requeiram correr aplicações mais exigentes ou mesmo o Windows.