A RealNetworks divulgou hoje uma nova versão beta do serviço de música digital Rhapsody, permitindo aos utilizadores procurarem numa base de dados online 1,4 milhões de músicas e criarem uma lista de 25 músicas gratuitamente, ao invés de fazerem o download do software. A Microsoft irá promover o serviço na próxima semana através do seu site MSN Music.

A principal mudança em relação à versão anterior reside no facto dos utilizadores poderem agora ouvir o seu catálogo de músicas numa página da Web, sem necessitarem de fazer o download da aplicação.

A RealNetworks pretende que os utilizadores que possuem a versão anterior do Rapsodsy, juntamente com a nova versão online, possam ouvir 25 músicas gratuitas por mês ou um número ilimitado de músicas, de forma simplificada. Para isso, os utilizadores terão de instalar a aplicação nos seus computadores pessoais.

Rob Glaser, director executivo da RealNetworks, afirmou que a empresa não ficará desapontada se os utilizadores que adquirirem a nova versão escolherem apenas ouvir gratuitamente o seu catálogo de músicas, ao invés de subscreverem o serviço.

Para já, a empresa indica que o serviço poderá oferecer um link para outro site, de forma a que os utilizadores acedam ao Rhapsody depois de fazerem o login numa conta. O novo serviço disponível em versão beta será compatível com os sistemas Macintosh e Linux.

Paralelamente, a RealNetworks revelou ainda que está nos seus planos generalizar o acesso da nova versão a outras empresas para disponibilizarem o serviço nos seus sites.

Na próxima semana, a Microsoft irá promover a versão online do Rhapsody através do seu software Media Player, no site MSN Music.

Existem já outras empresas que estão a apostar em serviços de música online, nomeadamente a America Online, que está a desenvolver um novo plano de subscrição na Web, assim como a Napster, que anunciou recentemente que irá começar a disponibilizar mais ficheiros de músicas no seu site da Web.

Notícias Relacionadas:

2005-04-27 - RealNetworks alarga funcionalidades de serviço de música Rhapsody

2004-09-24 - RealNetworks junta software e serviços de música na mesma unidade de negócio

2004-01-07 - RealNetworks lança nova versão de RealPlayer com loja de música associada

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.