A RealNetworks colocou ontem online o código-fonte do Helix DNA Producer. Este codificador digital de média é mais um componente da estratégia da empresa para disponibilizar um conjunto completo de software open-source de criação, distribuição e reprodução de ficheiros de áudio e vídeo pela Internet.



O Helix DNA Producer integra-se assim na plataforma Helix DNA anunciada em Julho. Empregando o seu código-fonte, os programadores podem desenvolver software utilizado para comprimir ficheiros de áudio e vídeo de modo a que possam ser distribuídos através da Web e reproduzidos num dispositivo informático.



Umas das múltiplas potenciais utilizações da tecnologia poderá ser a criação de uma webcam que capta vídeo do tráfego de uma auto-estrada, comprime-o no local e disponibiliza-o para um site da Web. O código-fonte poderá também ser utilizado para criar software de autoria de conteúdos semelhante à aplicação de edição de vídeo Premiere da Adobe.



Inicialmente, o Helix DNA Producer irá permitir que os conteúdos sejam codificados nos formatos de ficheiros áudio e vídeo da RealNetworks, para além do formato open-source de ficheiros Ogg Vorbis. A empresa planeia também fornecer suporte para o popular formato de ficheiros MP3 no início do próximo ano.



No final do mês de Outubro, a RealNetworks publicou o código-fonte para o primeiro componente do Helix DNA, um leitor de média que pode ser instalado em PCs com os sistemas operativos Windows, Linux e Mac OS X. Actualmente, estão a ser desenvolvidos projectos comunitários para empregar o código na criação de leitores de média que possam ser instalados em dispositivos móveis como PDAs e telemóveis.



Até agora, mais de cinco mil programadores juntaram-se à comunidade Helix DNA, de acordo com a RealNetworks, comparativamente aos dois mil registados em Outubro. O Helix DNA Producer estará inicialmente disponível para o Windows e Linux. Encontra-se ainda nas primeiras fases de desenvolvimento uma versão para o Mac OS X. Neste momento ainda não existe uma data fixa de lançamento.



O Helix DNA Producer será licenciado quer através de um modelo open-source, quer de um modelo commercial community source, mais fechado. Os programadores terão acesso livre ao código nos termos de ambos os modelos. O leitor de média Helix está também subordinado às mesmas licenças, apesar dos programadores terem que pagar royalties para distribuir massivamente os leitores de média criados mediante o recurso ao código. O próximo código-fonte a ser divulgado será o do Helix Media Server, que deverá ser disponibilizado nas próximas semanas.



Notícias Relacionadas:

2002-10-30 - RealNetworks abre código fonte de Helix DNA mas impõe restrições

2002-07-23 - RealNetworks introduz Helix em modelo semelhante a open source