A Microsoft lançou a nova atualização do Windows 11 Insider Preview Build 26120.2415 (KB5046723) no canal Dev. É agora possível aos utilizadores de computadores pessoais Copilot+, com processadores Snapdragon, aceder ao canal e experimentar as previews do Recall e do Click to Do.

A versão já está acessível para os utilizadores que pretendem testar esta edição preliminar do sistema operativo Windows e contribuir com feedback para o seu desenvolvimento.

A Microsoft apresenta o Recall como uma forma totalmente nova de procurar coisas que viu ou fez no seu PC com segurança, mas a funcionalidade tem sido contestada desde que foi apresentada e chegou mesmo a ser retirada do alinhamento, ainda que de forma breve, para reforçar a segurança e privacidade.

Com as capacidades de IA dos PC Copilot+, aquela funcionalidade permite encontrar e voltar rapidamente a qualquer aplicação, website, imagem ou documento apenas descrevendo o seu conteúdo, mesmo que o utilizador não se lembre onde estão guardados.

Veja na galeria imagens do Recall em funcionamento:

A ferramenta utiliza o processamento local para proteger os dados e pode ser desbloqueado através da funcionalidade Windows Hello, para garantir mais segurança e privacidade. Além disso, é possível aplicar filtros de segurança adicionais para evitar a exibição de informações sensíveis no Recall.

Também em versão preview, o Click to Do visa tornar as ações mais intuitivas e rápidas, otimizando a experiência do utilizador.

Ferramenta do Windows que "recorda" atividade chega aos PC Copilot+ com Snapdragon
Ferramenta do Windows que "recorda" atividade chega aos PC Copilot+ com Snapdragon
Ver artigo

Combinado com o Recall, o Click to Do permite fazer ainda mais com as capturas e melhorar a produtividade e criatividades. O Click to Do reconhece texto e imagens e, com a tecnologia de IA, sugere ações a executar, poupando tempo ao utilizador ao “ajudar a concluir tarefas online e/ou encaminhando-o para a aplicação que melhor pode concluir a tarefa por si”.

Com apenas um clique, o utilizador pode realizar tarefas contextuais, como, por exemplo, editar imagens ou textos diretamente do contexto, pesquisar ou iniciar ações como anexar arquivos em e-mails ou simplificar tarefas que normalmente exigem múltiplos passos.

A Microsoft acrescenta ainda que renovou e melhorou a experiência de utilizador do Windows Hello que está a ser lançada para os utilizadores do Windows Insider nos Canais Beta e Canary, e que começará a chegar aos utilizadores do Insider no Canal Dev em breve.

Qualquer pessoa com uma conta Microsoft pode participar no programa Windows Insider, se aceitar os riscos associados às versões experimentais.