Os investimentos em computação quântica estão a aumentar em ritmo acelerado e estima-se que a tecnologia vai começar a gerar valor comercial para as empresas já nos próximos dois a três anos.

Um novo estudo do Boston Consulting Group antecipa para breve o momento em que os computadores quânticos comecem a trazer vantagens às empresas face às ferramentas existentes, para resolver problemas comerciais reais. A maturidade da tecnologia é esperado por volta de 2035, altura em que deverá ter condições para gerar entre 450 mil milhões e 850 mil milhões de dólares para os utilizadores finais, um valor que combina novas receitas e poupanças de custos.

Isto resulta de um crescimento do investimento na tecnologia, com mais empresas a investir, mas também com os montantes desses investimentos a aumentarem.

A pesquisa do BCG permitiu apurar que o investimento de capital de risco em computação quântica duplicou nos últimos três anos para quase 1,6 mil milhões de dólares em 2022. No mesmo período, os casos de utilização empresarial triplicaram. No ano passado estavam ativas mais de 100 provas de conceito em setores como a energia, serviços financeiros, cuidados de saúde e indústria automóvel.

A generalidade das empresas inquiridas têm planos para manter ou aumentar a despesa com computação quântica nos próximos anos. Metade das que participaram na pesquisa do BCG admitiram que investem mais de 1 milhão de dólares por ano na tecnologia e a maioria (70%) já seguem este ritmo de investimento há mais de três anos.

A consultora sublinha que a marca do milhão de dólares é importante “porque as empresas que gastam acima deste nível têm três vezes mais probabilidades de ter atenção ao retorno do investimento e duas vezes mais probabilidades de ter uma estratégia para proteger a sua propriedade intelectual e desenvolver as suas capacidades internas”. Estas empresas tendem ainda a gastar duas vezes mais em hardware.

O BCG verifica igualmente que 80% dos primeiros utilizadores que investiram 5 milhões de dólares ou mais por ano em computação quântica pretendem aumentar a sua vantagem competitiva e têm planos para continuar a aumentar o investimento nesta área, ano após ano. Na maior parte dos sectores o BCG estima mesmo que até 90% do valor criado pela computação quântica irá para os primeiros utilizadores da tecnologia.

No ano passado, e segundo dados da Hyperion Research, o mercado global da computação quântica totalizou cerca de 614 milhões de dólares. A mesma fonte estima que a despesa nesta área continue a crescer a um ritmo de 25% ao ano, para atingir 1,2 mil milhões de dólares em 2025.