Nunca tantos dispositivos Android e iOS foram ativados num só dia. A 25 de dezembro estima-se que tenham sido associadas novas contas a 17,4 milhões de smartphones e tablets com sistema operativo móvel da Google e Apple. O anterior recorde tinha sido estabelecido no Natal de 2011 quando 6,8 milhões de dispositivos foram ativados.

O valor registado no dia de Natal representou um crescimento de 332% relativamente à média de smartphones e tablets que foram ativados no restante mês de dezembro - quatro milhões de dispositivos. As pessoas pediram mais tablets (51%) do que smartphones (49%) como presente, invertendo por completo a tendência até então registada, onde os tablets apenas eram responsáveis por 20% do total das ativações.

Consecutivamente, também o número de aplicações descarregadas teve um crescimento no dia 25. Ao todo foram feitos 328 milhões downloads de apps, um número 112% superior ao registado nos primeiros 20 dias de dezembro e que foi de 115 milhões.

No dia de Natal e tirando as horas noturnas, foram descarregadas cerca de 20 milhões de aplicações por hora, valor que chega a ser entre duas a três vezes maior do que aquele registado nas semanas que antecederam a época natalícia.

[caption]Downloads por hora[/caption]

Os dados foram compilados pela Flurry Analytics, que diz ter software em mais de 260 mil aplicações disponíveis nos respetivos mercados de apps, e que por isso consegue estimar com 90% de certezas o número de ativações feitas e aplicações descarregadas.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico